Comunicado de incêndio

Prezados associados do Quintas do Morro,

Como já é de conhecimento de muitos, um incêndio florestal iniciado na noite de 03/set/20 e controlado apenas na manhã de 05/set/20, atingiu parte do Condomínio Quintas do Morro.

Primeiramente, agradecemos a todos os colaboradores, funcionários e moradores que dedicaram seu tempo e energia no combate às chamas para preservação de vidas e das casas que estavam na linha de fogo. Registramos ainda a gratidão aos brigadistas da AMDA (Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente), à Vale e aos bombeiros militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, especialmente ao pelotão comandado pela Sargento Elaine e ao pelotão específico de combate a incêndios florestais comandado pelo Tenente Leonam.

Se o susto dos presentes nos serviu para demonstrar o espírito de equipe, a generosidade humana e o senso de comunidade sempre marcantes no Quintas do Morro, deve também nos alertar para a necessidade de investirmos na prevenção e na capacitação para combate a incêndios florestais, pois semelhante evento já ocorreu há mais de dez anos, quando não havia edificações construídas no condomínio.

Ciente desta responsabilidade, a Diretoria iniciou as tratativas com a Vale, empresa contratante da AMDA, bem como diretamente com o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais para a disponibilização de cursos de brigadistas civis para prevenção e combate a incêndios florestais, que devem ocorrer ainda este ano, ambos sem ônus para a Associação.

O pelotão específico de combate a incêndios florestais comandados pelo Tenente Leonam também se disponibilizou a auxiliar tecnicamente a Associação sobre as modificações estruturais necessárias para o combate a incêndios, como a instalação de hidrantes, posicionamento de registros, alteração da rede de abastecimento de água com novos reservatórios, padronização de aceiros, escolha de materiais e EPI para aquisição, dentre outras.

Por fim, reiterando o agradecimento a todos que contribuíram para o combate ao último incêndio, convidamos a todos os associados a participarem das próximas etapas necessárias à melhor estruturação do Quintas do Morro.

Atenciosamente,

A Diretoria do Quintas do Morro